A arte de pensar livremente

A arte de pensar livremente
Aqui somos pretensiosos escribas. Nesses pergaminhos virtuais jazem o sangue, o suor e as lágrimas dos que se propõem a pensar com autonomia. (TeHILAT HAKeMAH YIRe'aT YHWH) prov 9,10a

sábado, 23 de maio de 2009

SEXO X LUXÚRIA. Uma abordagem pastoral

LUXÚRIA - A luxúria é o desejo passional e egoísta por todo o prazer sensual e material.

Segundo a Doutrina Católica consiste no apego aos prazeres carnais, corrupção de costumes; sexualidade extrema, lascívia e sensualidade. No caso da luxúria há diversas ramificações como, por exemplo, a prostituição, sodomia, pornografia, incesto, masturbação, pedofilia, zoofilia ou bestialismo, fetichismo, sadismo e masoquismo, desvios sexuais, e tantos outros pecados relacionados com a carne. A luxúria segundo a mesma doutrina pode acarretar em consequências como por exemplo o estímulo ao aborto (no caso de gravidez indesejada), transmissão de doenças sexualmente transmissíveis, abuso sexual (no caso de pessoas com desvios sexuais que buscam na submissão do outro o seu prazer ou em pessoas que sofreram na infância tais abusos).
Portanto a Luxúria seria uma porta de acesso à outros pecados (Desvios Morais).

Em Bhagavad Gita o Senhor Krishna disse: é a luxúria, nascida dentre a paixão, que se transforma em ira quando insatisfeita. A luxúria é insaciável, e é um grande demônio.

Asmodeus (em grego: Asmaidos, em latim: Asmodaeus, Asmodäus, em hebraico: Aschmedai (Talmud)) é um demônio da mitologia do Judaísmo (Livro de Tobias 3,8,17).
Asmodeus é considerado um dos cinco príncipes do inferno abaixo de Lúcifer. É o demônio regente do sexo e da Luxúria. Também influi nas brigas entre casais. No livro deuterocanonico de Tobias, é citado como o assassino dos noivos de Sara. Deus envia o Arcanjo Rafael para guiar Tobias, encontrar Sara e prender o dêmonio nos mais altos picos terrestres. Depois de completar sua missão, o Arcanjo cura Tobit pai de Tobias e retorna para a Corte celeste. Seria um ponto de partida pensarmos em uma entidade demoníaca unicamente responsável por trabalhar os problemas de convivência entre cônjuges bem como a distorção e exarcebação de qualquer conduta sexual.

Observamos como nos dias atuais ocorre uma deturpação do sexo, com frequêntes disturbios de condutas sexuais, diversas “orientações” sexuais abordadas com naturalidade entre todas as ramificações sociais. A orientação homossexual sai de um campo biopsicológico e entra em um terreno puramente socio-econômico. Ser gay “vende”. Crescem em nosso meio o apoio a gupos homossexuais e isso é notável em novelas, filmes, seriados, debates com personalidades brasileiras ou internacionais. O problema é que como nós “evangélicos” assumimos uma conduta de total repudia mesmo sem buscarmos conhecimentos sobre o assunto, tudo embasado em pastores televisivos que assumem o “rosto” do povo evangélico. Não estou aqui fazendo apologia aos homossexuais até porque sou contrário á conduta esboçada por eles. Não concordo com a homossexualidade, mas como cristão devo amar os homossexuais. Falo veementemente contra a conduta homossexual, mas não contra a “pessoa” homossexual, esta precisa de auxilio, conselhos, e principalmente nossas incessantes orações para o abandono das práticas más, tanto quanto o assassino, o estelionatário, o mentiroso, o adúltero e o omisso.

Cria-se a partir da década de 1980 um movimento não fomentando a homossexualidade, mas fomentando o homossexualismo. O homosexualismo é a utilização de uma conduta homossexual para cunho político-econômico-social utilizando-se dos próprios homossexuais como massa de manobra como toda a população em torno de um assunto de cunho biológico ou psicológico.

Portanto afirmo categoricamente, devemos amar os homossexuais buscando mostrar-lhes o caminho da luz, mas a HOMOSSEXUALIDADE É PECADO, e o HOMOSSEXUALISMO É ABOMINÁVEL.

A luxúria como exacerbação do extinto sexual deturpa o sexo criado pelo próprio Deus antes da queda do homem. O sexo é santo é a simbologia da união de homem e mulher em uma só carne, portanto o próprio casamento não se dá em um templo religioso ou sob a benção de um pastor, em minha opinião pessoal tudo isso é importante, tanto a benção quanto a parte ritualística do matrimônio, mas ele só é de fato consumado no ato sexual do casal. É nas núpcias que nos tornamos veridicamente casados.

Por isso notamos tantas vezes no texto sagrado passagens que nos alertam sobre os casamentos em “julgo desigual” ou mesmo sobre o sexo antes do casamento, simplesmente pela sacralidade existente no ato sexual.

Gênesis 2:24
Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma só carne.

Mateus 19:4
Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez,

Mateus19:5
E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne?

Mateus 19:6
Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.

ll Coríntios 6:14 - Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?

Paulo na epístola aos gálatas adverte que a imoralidade sexual, a impureza e as ações indecentes são frutos de uma natureza humana decaída e, portanto, carente de um relacionamento saudável com Deus.

Prostituição é um termo amplo, que descreve relações sexuais ilícitas. Sua origem, como pode ser entendida pela tradução comum, "prostituição", vem de uma palavra que descrevia "amor" que pode ser comprado e vendido, onde uma pessoa é usada e descartada. Em vez de restringir as relações sexuais como Deus tencionava (somente a um casamento legal, por toda a vida, de um homem com uma mulher, Gênesis 2:24; Hebreus 13:4), aqueles que praticam a prostituição fazem do sexo uma paixão carnal barata e vazia.

Impureza significa basicamente sujeira. Ela fala da impureza que corrompe a moralidade e a alma de uma pessoa. Ela pode ser usada para falar de impureza religiosa, mas também veio a significar corrupção moral. Esta impureza separa uma pessoa de Deus, que é puro e santo.
As ações indecentes são usualmente traduzidas em algumas versões de exemplares bíblicos como lascívia que sugere um amor ao pecado, de quem perdeu sua vergonha e imprudentemente viola a lei de Deus. É normalmente usada para falar de tal atitude para com os pecados sexuais.
l Coríntios 6:16-18 - Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, pois, os membros de Cristo, e fá-los-ei membros de uma meretriz? Não, por certo. Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne. Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito. Fugi da prostituição. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo. Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?

Mateus 5:27-28 – “ouvistes o que foi dito aos antigos, não cometeis adultério, eu porem vos digo que se olhares para uma mulher com mal pensamento para com ela já cometestes adultério com ela em seu coração”.

Incrível, Jesus, proferindo o afamado sermão da montanha mostra o nível de intimidade que deveria apresentar o homem junto a Deus. Um relacionamento não sedimentado em apresentações, visualizações ou mesmo dogmas de um conceito meramente religioso ou legal para os Judeus. Agora existe uma intimidade inerente na relação Deus-Homem, Ele sonda nossos pensamentos, ronda nosso coração. Está interessado não somente no que apresentamos junto à sociedade mas o que realmente habita nosso pensamento mais intimo.

Um convite pertinente à vigilância; olhos, ouvidos e pensamentos, todos vertidos em uma busca pela relação intimista e duradoura com Deus.

Em contraposição à luxuria encontramos a castidade que é o comportamento voluntário de abstinência de prazeres e de prática de atos sexuais, seja por motivos religiosos ou sociais.

Entende-se também uma busca pelo “puro”, casto.
Castidade diz respeito aos prazeres sensuais, e nisso já se acha outra fonte de constantes equívocos. Pois sensual não é necessariamente o mesmo que sexual, embora possa haver conexão entre ambos. Sensual é tudo aquilo que diz respeito aos sentidos (os cinco clássicos ou tantos quantos possam ser identificados).

Assim, ao se falar que "castidade é abstinência total dos prazeres sensuais (sendo isso um compromisso ou voto de castidade), é preciso ter em mente o significado preciso de "sensualidade", muito embora, a compreensão esperada e sugerida, na maioria das vezes, seja de sensualidade no sentido de atributo de atração sexual.

O fato da castidade ser uma manifestação da virtude da temperança não significa que esteja desvinculada de outras virtudes humanas, na verdade a castidade se relaciona com qualquer manifestação da vida humana. Segundo Giulia Veronese "a castidade é mais do que a simples continência. A castidade sexual expressa a renúncia consciente e vigilante da sexualidade (entendida como exercício do sexo ou que pode conduzir a ele) por parte da pessoa, obedecendo a fins mais elevados. A castidade é o resultado normal de uma eleição humana; representa a exigente coerência com valores superiores, requer o compromisso pleno de si mesmo e o coração que quer permanecer na sua integridade. Pressupõe sempre uma consciência, mais ou menos clara, do valor da sexualidade na sua dupla finalidade de procriação e amor”. Quando observamos o termo castidade junto ao dicionário notamos uma conotação de pureza e não somente de abstenção do ato sexual. Portanto, podemos afirmar que a castidade não é a fuga da sexualidade, mas o desapego à toda forma que proporciona a deturpação dessa sexulidade, lembrando sempre da sacralidade do sexo intra-matrimonial.

É visivel uma confusão entre os termos castidade e celibato. O celibato é o estado de uma pessoa solteira, sexualmente abstinente, que fez voto de castidade. Tal voto é exigido pela Igreja Católica a todas as hierarquias sacerdotais, e também aos probacionistas (padres e freiras) por algumas escolas iniciáticas ocultistas.

Thiago Barbosa

Um comentário:

  1. Vc é uma pessoa de se admirar, a trajetoria nossa é inexplicável, concordo em genero, numero e grau com tudo que vc disse, sou seu fã e admirador, vc escolheu a autenticidade e iconoclatia intrisceca ao nosso clã Barbosa, principalmente herdado e manutenido por DEUS ! Abraço meu irmao, te amo em Cristo primo.

    ResponderExcluir