A arte de pensar livremente

A arte de pensar livremente
Aqui somos pretensiosos escribas. Nesses pergaminhos virtuais jazem o sangue, o suor e as lágrimas dos que se propõem a pensar com autonomia. (TeHILAT HAKeMAH YIRe'aT YHWH) prov 9,10a

terça-feira, 30 de junho de 2009

É meu amigo Tiago... Onde vamos parar?

Que loucura! Que vergonha! Líderes?Sacerdotes?
Os caras falam em nome de Deus? Que diabo de Deus é esse que favorece as orgias políticas desses ...


Não quero apedrejá-los(e providenciar sua morte com todo o peso que as palavras podem ter), pois também sou homem e sendo homem sujeito às coisas de homem. Mas digo como homem, com a responsabilidade pelo bem comum, como um indivíduo de uma sociedade e essa Democrática, com toda a liberdade de expressão que essa Democracia me outorga, que tudo isso exposto pelo amigo, com relação a politicagem dos lideres da Assembléia de Deus é, como você mesmo diz: SUJEIRA DA GROSSA!!!

Bem, acho que temos de andar de cabeça baixa mesmo. Usar o símbolo "Deus" para manipular os outros? Nosso discurso acaba realmente se transformando ou se igualando a um mero discurso antropológico quando "nós criamos um Deus politiqueiro"!!!

"O nosso Deus tem a nossa cara"!

Feuerbach que o diga...

Jonathan

2 comentários:

  1. Olá, rapazes...

    Antes de comer aqui uma pizza com Bel, vim vasculhar o lado sombrio da Net, e deparei-me com vocês... Nem lembro mais como cheguei aqui. Ah, lembrei: digitei "teologia como metáfoa" no Oráculo, e ele me indicou vocês...

    Li alguns dos posts abaixo. Pesados.

    Não quero esfriar o ânimo de voces, arrefecer sua ira contra a situação. Longe de mim. Vocês devem tomar o cálice até a última gota.

    Mas sejam prudentes. Não no sentido de terem medo de dizer o que querem dizer, mas no sentido de estarem cientes de que muita coisa que dirão, agora, nesse estado de ânimo, compreenderão que é mais fruto de revolta do que de reflexão...

    Tentem unir essa ira, essa paixão, com reflexão, com bom senso, com nobreza.

    Sobretudo, não desperdicem palavras. Considerem que cada palavra de vocês vale ouro. Pronunciem-nas com vagar, com comedimento.

    Meus votos são que consigam encontrar-se - quem sabe não sai dessa "Trindade" as respostas que Bonhoeffer perseguia?

    Meus votos.

    Osvaldo Luiz Ribeiro

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela participação e conselhos. É o testosterona que rege - ao menos nesse momento - as palavras. E é graças a essa testoterona que as possibilidades são apresentadas ao mundo. Temos a certeza que quando a dosagem hormonal abaixar ficará a reflexão e veremos que só se lamenta pelas palavras que não foram ditas, pois as ditas podem ser repensadas e reavaliadas.

    Obrigado por ponderar e não se esqueça que esse é um local de liberação de angústia na tentativa, mesmo que às vezes frustados, sermos prepotentes imaginando que podemos pensar seriamente teologia.

    Ao menos a teologia como a pensamos.

    Na esperança do amanhã...

    ResponderExcluir