A arte de pensar livremente

A arte de pensar livremente
Aqui somos pretensiosos escribas. Nesses pergaminhos virtuais jazem o sangue, o suor e as lágrimas dos que se propõem a pensar com autonomia. (TeHILAT HAKeMAH YIRe'aT YHWH) prov 9,10a

domingo, 7 de junho de 2009

Desespero Galináceo

É interessante quando lembro, no início de nossa “Caminhada Teológica”, o trabalho que o professor O. L. R. nos propôs: definir a palavra “teologia”.

A meu ver, aquela definição de conceito é e será sempre de grande importância durante nosso aprendizado, pois tudo o que se discute gira em torno do significado deste conceito: Estudo de Deus/do discurso do homem sobre Deus.

Engajados numa tentativa de compreender de “forma racional”, através da plataforma epistemológica da Teologia, aquilo que para os “cavaleiros do apocalipse” se torna inacessível, ou seja, nossa própria relação com o sagrado, nos debruçamos numa investigação frenética de toda formulação/pensamento sobre o assunto.

Ao ler o texto postado pelo colega sobre sua viagem para a terra natal, pude avaliar como nós nos mantemos no meio de duas paralelas epistemológicas. Uma do ponto de vista racional (teológica) e outra do ponto de vista místico. Ao partir em direção à cidade de origem o amigo Tiago se vê num seguimento teológico, ao voltar e se confrontar com a possível insegurança, idéia causada provavelmente pelas informações do acidente com a aeronave francesa, volta os olhos para um seguimento místico.

A galinha sofre quando são colocados grãos de milho dispostos em duas fileiras paralelas. O desespero é total por não ter olhos frontais e não saber para que lado bicar. Penso ser assim muitas vezes o nosso desespero. Não temos olhos frontais e às vezes não sabemos qual segmento escolher. Escolher? Entre que? Entre o que é compreensível? E qual do dois é mais compreensível, mais aceitável epistemologicamente? A teologia ou a experiência mística? O que os homens pensam sobre Deus ou a experiência sobrenatural com o Sagrado (se é que se pode dizer assim!).

Penso que nos resta, pelo menos nesse momento inicial dos estudos, o desespero. A tensão “galinácea” de não saber e se sentir dividido entre qual grão bicar.

A Teologia é o estudo do que os homens pensam sobre Deus!

Continuaremos em busca de nossa própria Teologia!

Jonathan

Nenhum comentário:

Postar um comentário