A arte de pensar livremente

A arte de pensar livremente
Aqui somos pretensiosos escribas. Nesses pergaminhos virtuais jazem o sangue, o suor e as lágrimas dos que se propõem a pensar com autonomia. (TeHILAT HAKeMAH YIRe'aT YHWH) prov 9,10a

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

LIDERANÇA cristã



Fico pensando no tipo de filosofia de liderança que nós cristão desenvolvemos. Tento, através de uma leitura da demonstração e da filosofia que encontro no Cristo dos Evangelhos, traçar uma comparação com nossa atual filosofia de ministério. Coloco alguns pontos que percebo na práxis de Jesus, o Cristo


1-A liderança de Jesus é de nivelamento

2-A liderança de Jesus é serviçal

3-A liderança de Jesus é empática

4- Demonstra humildade, ou fraqueza. Partindo do pressuposto de que Jesus é Deus e são a mesma pessoa, Deus se torna um ser vulnerável, homem, fraco.

A construção de nosso discurso sobre liderança e outros assuntos ético-sociais, é na verdade uma apropriação, talvez indevida, de postulados éticos, adaptados à exigências sócio-politico-culturais de um determinado contexto histórico que não é o nosso. Há uma diferença espaço-temporal de quase dois mil anos.


Minha crítica está em que nós, a partir dessa apropriação, fundamos uma ideologia politico-religiosa, consciente ou inconscientemente, na repetição da tradição. Ideologia porque a doutrina pela qual se baseia a filosofia de liderança é interpretada ilegitimamente, transformando-se numa ferramenta que pode ser usada para o bem (o que acho improvável) ou para o mal.


Gosto da liderança de Jesus. Gosto desse nivelamento, o se tornar igual, descer da plataforma e se tornar homem.

Gosto do tornar-se servo de todos, lavar os pés daqueles que caminham juntos para um único fim, ser um cura d’alma.

Gosto do envolvimento genuíno, da comunga, do face a face.

Gosto da fraqueza, do ser homem, e não deus, de ser de carne e osso como os outros...

Jesus é realmente um exemplo de liderança humana, em todos os sentidos. Aprendamos com ele.


Jonathan

Nenhum comentário:

Postar um comentário