A arte de pensar livremente

A arte de pensar livremente
Aqui somos pretensiosos escribas. Nesses pergaminhos virtuais jazem o sangue, o suor e as lágrimas dos que se propõem a pensar com autonomia. (TeHILAT HAKeMAH YIRe'aT YHWH) prov 9,10a

sexta-feira, 19 de março de 2010

Em resposta ao blog MENSAGENS BÍBLICAS

Este post se dá no intuito de falar de coisas sumamente importantes e que creio não ser produtivo que fiquem restritas ao ambientes dos comentários. Esses ambientes em nossos blogs não são devidamente acessados e infelizmente contém um nº pré-estipulado de caracteres.

Aqui pronuncio sobre dois post de um blog chamado "mensagens bíblicas". Abaixo segue os links para acesso e leitura do que foi escrito, minha colocação aqui é posterior à

sexta-feira, 19 de março de 2010

AMO O SEMINÁRIO DO SUL... MAS CONTINUO DISPOSTO A NÃO PAGAR A CONTA!

http://ezequiaspastor.blogspot.com/2010/03/eu-amo-o-seminario-do-sul-mas-nao-vou.html
http://ezequiaspastor.blogspot.com/2010/03/amo-o-seminario-do-sul-mas-continuo.html


Minha colocação se dá desta forma...



vamos lá, tens meus mais sinceros agradecimentos e reconhecimento, já que é bastante comum que comentários contrarios à posição do autor sejam simplesmente deletados. Parabéns, esse é um ótimo passo à disposição de um diálogo aberto, franco, e que peço a Deus não nos indisponha sob nenhum aspecto. Agradeço por permitir a publicação de meu comentário em seu blog e reintero minha intenção em aumentar as possibilidades sobre os assuntos relativos à denominação Batista que ambos amamos.

1 - sobre ser neo-liberal: penso ser esse um termo amplamente difundido e pouquíssimo conhecido em nosso país, pena ser esse termo usado de forma errônea. Não sou liberal, aliás desconheço no Brasil um só teólogo que profece a teologia liberal. É comum confundir o método historico-critico com teologia liberal, é o mesmo que confundir "alhos com bugalhos". Minha preocupação é sim com a ética e a moral que ronda nossas comunidades, infelizmente a Batista esta em destaque atualmente, mas não apenas a moral dos "neo-liberais", até porque não o sou.

2 - sobre os Batista bíblicos: sinceramente pensei que todos os batistas fossem bíblicos, e sinceramente creio que o sejam. O ponto discutível é a hermenêutica de cada um. Sou tão batista que, creio no livre exame das escrituras. E mais ainda, creio que a fé genuína deve estar aliada à razão e ainda que sou autônomo em minha consciência humana e por conseguinte cristã como rege o documento dos Princípios Batistas. É esse documento que permite ao Batista assenhorar-se do texto bíblico e aproximar-se com tanta liberdade dele. Portanto, seja por meio de qualquer método exegético ou hermenêutico o Batista é em essência bíblico. Cada um embase seus argumentos da melhor forma possível, e esteja sempre pronto a defender e, quem sabe, reformular seus argumentos.

3 - Sobre vender parte do seminário do sul: Tanto eu quanto o sr. não temos competência para arbitrar sobre tal ponto. Não sou contrário á venda de partes do terreno grandioso desse seminário, só penso ser um despautério caso não seja realmente necessária a venda. Resta nossa orações para que as decisões administrativas, que não nos dizem respeito, serem as melhores e mais coerentes possíveis.

4 - sobre o "desvio" dos fundos missionários - O seminário é o local de formação dos futuros obreiros, este, como o sr. mesmo é prova, é um local onde se formam pastores e missionários para alimentarem as missões mantidas pela denominação Batistas. O sr. é o bom pastor e missionário que é graças a este local, que mesmo em sua época já apresentava vários sintomas de descaso. Creio também ser no mínimo leviano não apresentar essa possibilidade às igrejas antes de suas contribuições às ações missionários. Todo esse processo deve ser devidamente apresentada e embasada para que os contribuintes não se sintam lesados. Creio ser essa uma medida viável em um período vindouro, embora seja intrínseca em demasia a relação emtre STBSB e agências missionárias.

5 - Sobre a denominação dos "Batistas livres" - Este já é um triste capítulo em nossa história. Década de 60/70 mostrou como podemos ser duros de coração e simplesmente segregar pessoas de nosso meio. Penso não ser esse o caminho, penso ser o diálogo, as interlocuções e os pensamentos em conjunto que salvarão nossa amada denominação desse turbilhão de vergonha que se encontra. Portanto, outra denominação seria mais uma prova de nossa incoerência doutrinária e incapacidade de conviver com os diferentes. Outro "racha", na denominação, não!

6 - Sobre cursos de extensão, pós-graduação e aprofundamento - Esta é uma necessidade no Brasil e totalmente plausível de ser equiparada com uma casa de graduação. Não se pode ter uma boa instituição de pós-graduação sem que se tenha uma excelência em graduação na mesma casa. Basta olharmos, mesmo que de soslaio as universidades do país e do mundo todo. Esta é uma característica do STBSB, sua excelência na graduação. Penso ser esta casa a segunda melhor graduação em teologia do país, perdendo apenas para a EST-RS. Desculpe-me as PUC e outros cursos como UMESP e MACKENZIE, mas, o curso de graduação da FABAT é de muito boa qualidade. Isso claramente se dá à vasta gama de possibilidades hermenêuticas e "linhs teológicas" que são abordadas. Mesmo sendo os professores em sua grade maioria Batistas (e bons batistas), todos eles são acima de tudo livres para apresentar as várias linhas de conhecimento. Resta ao aluno a maturidade e responsabilidade de optar por qual caminho deve trilhar. Aqui as perspectivas epistemológicas são apresentadas e o aluno é livre (como bons batistas) para escolherem as escolas teológicas que optarem, e mesmo com essa pluralidade eminente o campus Fabat respira ares harmoniosos.

Senhor Ezequias, o que realmente me entristece é ver o mercantilismo que pleitea nosso convívio como denominação histórica. Os maiores vultos a se levantarem contra a centenária "escola da colina" são hoje "donos", "mantenedores" e "reitores" de uma infinda lista de seminários que se levantam principalmente no RJ. São essas pessoas, com claros interesses diretos no fechamento do STBSB, que se levantam contra essa casa que, oportuna, honrada e amigávelmente formou esses líderes de nossa época. São pessoas que perderam em sua caminhada conceitos como: gratidão e reconhecimento.

Certo de um convívio harmonioso e fraterno, mesmo com os de pensamento diferentes, dou-lhe o agradecimento pela liberdade de opinar sobre seus escritos.

A paz que excede todo o entendimento esteja sempre conosco.

Thiago Barbosa

3 comentários:

  1. Alguns dos seus pontos para mim são explicativos, mas não justificativos. Eu entendo, caro Thiago que o método "histórico-crítico" é sim um viés do liberalismo teológico. Do pior tipo de liberalismo, daquele que não afirma a autoridade das Escrituras em sua interpretação unicamente histórico-gramatical. Os adeptos desse pensamento hermenêutico vivem às críticas ao texto bíblico, ao invés de afirmá-los como "palavras do próprio Deus".

    Sobre as questões denominacionais, sei que nem eu e nem você temos acesso às decisões, e isso faz da CBB uma instituição "para-batista", pois hoje temos um "conselhão" que faz e acontece em nosso nome, por isso a minha proposta de debate é meramente teórica e provocativa.

    Amado, só de pensar em desvio do dinheiro para missões para salvar seminários eu sinto arrepio. Minha igreja aqui em Angra colabora assiduamente em todas as campanhas missionárias acreditando que o dinheiro é investido sobejamente no campo missionário, de acordo com os apelos que recebemos. Caso algo diferente ocorra, eu digo: será algo diabólico!

    Creio sim Thiago, que cabe aos liberais uma outra denominação... que eles abram outro seminário e inocolam seus venenos marxistas em suas novas vítimas do saber teológico... Agora, sobre o fato de que outras instituições de ensino teológico acabam sendo beneficiadas com o fim do STBSB eu reafirmo: a denominação precisa apoiar o surgimento e fortalecimento de seminários no Brasil todo (a bem da verdade eu mesmo sou diretor de um seminário aqui em Angra dos Reis já há 11 anos!) com uma grade mínima para fins de ordenação ao ministério batista e pronto.

    Sou a favor de um STBSB que sirva aos pastores interessados em pós graduação e atualização teológico à baixo custo, com patrimônio reduzido e professores escolhidos dentre aqueles que amam as Sagradas Escrituras (quer sejam calvinistas ou arminianos, que amem a Bíblia!).

    Thiago, sou natural de Itaguai (me parece que você é dai....) tenho vínculos estreitos com a discussão de idéias, embora admita que tenha posicionamentos fortes e rígidos, lhe quero bem, apenas lhe peço que não coloque sobre meus ombros pejas que não condizem com a realidade dos fatos.

    Tenha certeza: eu lhe quero bem! A firmeza na centralidade das Escrituras no nosso ministério é a única "balsa de salvação" em meio ao desvairado mar que nos agita de um lado e para o outro.

    Soli Deo Gloriae.

    ResponderExcluir
  2. 1 - não sou de itaguaí, nem mesmo conheço a cidade...

    2 - Quanto amor na ênfase sobre a separação dos que possuem pensamentos diferentes. realmente a bíblia ser inquestionável para você te fez mais benevolente, piedoso, manso. Mas devo concordar ser esse o pensamento Batista vigente. Os primeiros rechaçados oravam por demais (assembleia de Deus), os segundos acreditavam na literalidade bíblica e na manifestação do espírito santo na vida humana (Batistas Nacionais). Agora, os "racionais" e "frios" são os adeptos do método histórico-crítico. Acho que entendi sua posição, mas em minha terra natal há um ditado: Quem planta ventania, colhe tempestade.

    3 - Sobre teologia liberal, creio que devemos encerrar por aqui. O pior cego é o que não quer ver. Creio que ambos estamos comprometidos com nossos pontos de vista, de forma que não existirá verdade fora de nossos estômagos.

    Agradeço imensamente a sua participação em nosso blog, não somente nesse post, mas em todos os outros que achar por bem participar. Seja bem vindo sempre.

    ResponderExcluir
  3. Olá. vc aceita parceria , troca de banners?
    aguardarei retorno.
    A paz do Senhor a vc.

    www.amorcristao.co.cc

    contato@amorcristao.co.cc

    ResponderExcluir