A arte de pensar livremente

A arte de pensar livremente
Aqui somos pretensiosos escribas. Nesses pergaminhos virtuais jazem o sangue, o suor e as lágrimas dos que se propõem a pensar com autonomia. (TeHILAT HAKeMAH YIRe'aT YHWH) prov 9,10a

domingo, 21 de março de 2010

Prazer em poucas coisas


1. Uma vez, um homem muito mais experiente que eu disse-me que quando se é jovem muitas coisas são prazerosas; a energia vital impulsiona o viver, intensamente, a cada oferta da vida - com ardor. Mas quando se chega à idade dos cabelos brancos, poucas coisas restam como prazer, ficando, somente, angustias. É claro que, na época, achei meio pessimista o pensamento, hoje, porém, mesmo ainda jovem, mais próximo dos trinta, vejo que o paladar capta menos os sabores das guloseimas da vida do que antes.



2. Alguma coisa começa a trazer perturbação. Parece que a magia e a paixão com que se encara a vida, vão se esvaindo e, quase que de ímpeto, bate na porta da consciência a angustia do tempo e do mundo dos homens. O tempo passa, e é necessário acordar. Assim, vamos perdendo o prazer, a mágica percepção, a energia.



3. Já me sinto velho. E não penso que ser velho é ruim, mas a consciência da velhice pode trazer alguns desprazeres quando entendemos que as limitações se aproximam enquanto a vida passa. Tão novo – dizem – mas o que domina mesmo, principalmente nesses tempos, em minha alma, é um espírito envelhecido. Poucas coisas me dão prazer na vida, talvez três ou quatro coisas. Uma delas me dar extremo prazer, o que ainda posso sentir, é estar do lado de kel.



4. Ao lado dessa pequena deusa de 1,43 m , me deleito. Entrego-me e vivo bem aqueles apelos de Cantares. Quando conclamado a “correr... celebrar o amor mais que o vinho...” rapidamente me apresento. “Nosso leito é toda relva”! O desejo de viver a humanidade e experimentar os desejos dessa “carne”, platonicamente condenada, tão separada da pureza dos céus!



5. Os livros também me dão prazer. Apesar de ser novato na arte da leitura, prática dos intelectuais, procuro me dedicar, não somente em decifrá-los, mas também tê-los. Neles, tenho me encontrado sempre na busca de um sonho de criança: ser um daquelas “caras intelectuais, de óculos e tudo...”.



6. A música conclui meus objetos de prazer. Ela faz parte de minha vida desde os oito anos quando saíram os primeiros sopros na flautinha doce, ainda bem inocentes, nos cultos de domingo à noite na pequena “Fonte de Água Viva”. Desde então despertou o espírito artístico no jovem negro filho de operário, filho de mulher do lar... Quem diria, um dia sonhou, e tocou no Municipal!



7. Essas poucas coisas não estão distantes num lugar celeste, não preciso esperar, satisfaço-me aqui e agora. Poucas coisas, mas estão em minhas mãos e por isso as faço meu prazer pois



“Os vivos sabem ao menos que morrerão; os mortos, porém, não sabem de mais nada. Não há para eles retribuição, uma vez que a sua lembrança é esquecida. Seu amor, ódio e ciúmes já pereceram, e eles nunca mais participarão de tudo o que se faz debaixo do sol.” (COÉLET 9,5)


Jonathan

Nenhum comentário:

Postar um comentário