A arte de pensar livremente

A arte de pensar livremente
Aqui somos pretensiosos escribas. Nesses pergaminhos virtuais jazem o sangue, o suor e as lágrimas dos que se propõem a pensar com autonomia. (TeHILAT HAKeMAH YIRe'aT YHWH) prov 9,10a

domingo, 23 de agosto de 2009

Volta às aulas

Essa foi a primeira semana de aulas na colina. Voltemos à antiga rotina, ou nem tão antiga assim, de acordar bem cedo e utilizar-se daquela superlotada condução: 601.
Acho que até ai tudo bem. São os pequenos detalhes que imigrantes nunca se preocupam, antes de decidir viver numa cidade grande.

Foi um começo um tanto frustrado, pois a tão esperada disciplina “História da Igreja”, que se iniciaria no primeiro dia de aula, ficou para a segunda semana. Privilégio de poucos terem um professor que se aperfeiçoe na Cidade das Luzes. Que volte “Iluminado”, no sentido mais racional possível.

No entanto, pudemos desfrutar talvez, e assim espero, de uma nova fase da filosofia. A Modernidade chega com cheiro de revolução, ao menos para mim, Trazendo na bagagem as chaves para a análise racional, e nos encaminhando para o pensamento crítico.

As línguas originais também chegaram com ar de desafio e exigindo, “de prima”, dedicação e persistência. NT, de forma descontraída e um tanto excêntrica, chega com uma proposta confessional, mas deixando um brechinha, uma possibilidade chamada “método histórico crítico” bem lá no finalzinho da ementa elaborada pelo jovem professor, físico, teólogo e cientista da religião. AT, como de se esperar, elevando-nos à mais intrigante análise histórico/crítico/social do livro hebraico.

A novata sociologia, com propostas temáticas, e essas, de suma importância para a compreensão de processos históricos que devem também ser vistos por essa ciência. Vem com cautela demonstrando que precisa de mentes que refletem e que mastigam assuntos.

Se puder falar de mim, penso trazer também novidades. Não novidades que possam ser detectadas com facilidade, pois se encontram no fundo. Fundo, ainda acuada, talvez escondida por não estar pronta para se mostrar, fruto do ato de cavar, já que embaixo está a resposta. Fruto de autocrítica, influenciada por um tal de “Espírito Romântico”, lá dos “dezenove da história”. Um anseio (se posso chamar assim o estado de espírito que me encontro), pela autonomia, palavra que chega causar arrepio ao bater à porta da casa da Tradição. Em busca de uma fé diferente, sincera, mas diferente, talvez emancipada, livre da autoridade que vem de fora. Fé infantil, com cheiro de leite, se desenvolvendo. Indo em direção ao alimento mais sólido. Ainda não sinto brisa no rosto!

Ao mesmo tempo, me conscientizo, ou ao menos busco criar um senso de responsabilidade para com o próximo, sabendo que preciso zelar pelo bem de meus semelhantes e, de forma nenhuma, desejar retórico-politicamente “converte-los” à minha “verdade”.

Alem disso, a saudade dos amigos é grande. Allan, Tiago, vocês fazem falta...

Jonathan

2 comentários:

  1. MAIS UMA VEZ LINDO... Sempre gostei das suas produções, é azeite na ferida - quando não é o dedo na ferida...rs... - mas realmente coração e testosterona como sempre.

    Espero brevemente voltar aos contatos e estudos que tanto nos fizeram crescer em dúvida.

    Ansioso pelo retorno ativo e protutivo a este
    blog e às cadeiras centenárias do STBSB...

    Saudades recíprocas suas e do alan.

    Na espero do breve retorno.

    ResponderExcluir
  2. Se a vida fosse fácil, bebê não nascia chorando... Já dizia a sabedoria popular! E é bem isso.

    Em questão de meses toda uma história, e a minha que vem ao caso, muda radicalmente, deixando-me muitas vezes sem chão. Porém, se não fosse por essas e outras, eu poderia concluir no final de minha vida: "É, eu não soube o que é viver". Por isso, descanso minha mente e meu conhecimento, sabendo que na hora certa haverá de sair de sua incubadora.

    Minhas manhãs sem teologia não são as mesmas...
    Minhas manhãs sem a companhia de grandes pensadores do lado "negro da força" também não são as mesmas...
    A reciproca é toda verdadeira!

    Na esperança...

    ResponderExcluir