A arte de pensar livremente

A arte de pensar livremente
Aqui somos pretensiosos escribas. Nesses pergaminhos virtuais jazem o sangue, o suor e as lágrimas dos que se propõem a pensar com autonomia. (TeHILAT HAKeMAH YIRe'aT YHWH) prov 9,10a

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Pensando em Teologia

Levando em consideração a máxima de que a reflexão filosófica nasce do espanto, ou seja, acontece quando algo interfere de tal forma na realidade causando terror, assombro, fico a pensar.


O resultado desse impacto é a reflexão, a curiosidade, a vontade de compreender, de reler, de reinterpretar o sentido das “coisas” que fazem parte do viver.

Parece não ser diferente no campo da teologia. Certamente os teólogos alemães, considerados os mais profícuos depois dos gregos, justamente por “ressurgir” a essência desse antigo povo oriental, foram provavelmente influenciados em seus pensamentos pelos acontecimentos do início do século XX. . Acontecimentos esses que não só repercutiram na Alemanha, mas por todo o mundo. Falo da primeira guerra mundial.


Se a reflexão surge da abstração em face de fenômenos influenciando a realidade, penso ser oportuna a possibilidade de fazermos uma releitura teológica dos fenômenos que surgem em nosso solo. A teologia não está desvinculada do cotidiano, não é um pensar alienado


Entendo ser de grande importância o teologizar de forma produtiva e comprometida com a consciência. É necessário refletir a respeito de feitos religiosos que enclausuram a fé e encerram-na na prisão de nossas aspirações egoístas.

De que precisamos? De uma teologia libertadora, que nos liberte do opressor? Ou precisamos de uma teologia que nos liberte de nós mesmos?




Jonathan

Nenhum comentário:

Postar um comentário