A arte de pensar livremente

A arte de pensar livremente
Aqui somos pretensiosos escribas. Nesses pergaminhos virtuais jazem o sangue, o suor e as lágrimas dos que se propõem a pensar com autonomia. (TeHILAT HAKeMAH YIRe'aT YHWH) prov 9,10a

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

MIDRASH-FANZINE na Colina






(Acima uma parcela do "MIDRASH HAGADOL" - clique para obter imagem maior)


Midrash, (do hebraico מדרש) é uma forma narrativa criada por volta do século I a.C. em Israel pelo povo judeu. Esta forma narrativa desenvolveu-se através da tradição oral até ter a sua primeira compilação apenas por volta do ano 500 d.C. no livro Midrash Rabbah.

Segundo a tradição oral judaica Deus teria revelado a Moisés não somente as leis de seu povo Torá mas também uma série de conhecimentos complementares que deveriam ser passados de pai para filho, o que eles chamavam de Torá Oral. A figura utilizada para esta descrição é que Deus teria escrito a Torá em fogo negro sobre o fogo branco. Enquanto as letras são precisas e escritas no fogo negro, formando a Torá, o "papel" usado para esse escrito, o fogo branco, era a tradição oral. A palavra Midrash vem da junção de duas palavras hebraicas "Mi" que significa "quem" e "Darash" que significa "pergunta". O plural de midrash não é midrashes e sim midrashim segundo a língua hebraica.

Até os dias de hoje ainda existe produção de midrash em diversas sinagogas, entretanto eles não são considerados como tais pela maior parte dos religiosos hebreus. A Idade Média, por seu caráter de perseguição e anti-semitismo foi a época mais propícia ao aparecimento desta literatura, normalmente com um caráter messiânico, esperando a redenção através da vida de um grande "escolhido" - Messias - para que a perseguição acabasse.

O texto tem caráter pluriautoral e não linear, se assemelhando um pouco a uma conversa informal com diversos rabinos, mas na realidade os compiladores é que davam vida em seu texto a diversos personagens das épocas mais distintas.

Fanzine é uma abreviação de fanatic magazine, mais propriamente da aglutinação da última sílaba da palavra magazine (revista) com a sílaba inicial de fanatic.

Fanzine é portanto, uma revista editada por um fan (fã, em português). Trata-se de uma publicação despretensiosa, eventualmente sofisticada no aspecto gráfico, dependendo do poder econômico do respectivo editor (faneditor). Engloba todo o tipo de temas, com especial incidência em histórias em quadrinhos (banda desenhada),ficção científica,poesia,música, feminismo, vegetarianismo, veganismo, cinema, jogos de computador e vídeo-games, em padrões experimentais.

Também se dedica à publicação de estudos sobre esses e outros temas, pelo que o público interessado nestes fanzines é bastante diversificado no que se refere a idades, sendo errônea a ideia de que se destina apenas aos jovens, ainda que estes sejam concretamente os que mais fazem uso desse meio de comunicação.

Prova desta afirmação é a de que os primeiros fanzines europeus, especialmente franceses e portugueses, foram editados por adultos, dedicando-se ao estudo de históra em quadrinhos (ou banda desenhada). A sua origem vai encontrar-se nos Estados Unidos em 1929. Seu uso foi marcante na Europa, especialmente na França, durante os movimentos de contra-cultura, de 1968. Graças a esses movimentos, os fanzines são uma ferramenta amplamente difundida de comunicação impressa de baixos custos.

Conseguiremos veicular nosso "MIDRASH-FANZINE" na sacralidade da colina? Quem sabe... Apenas sei que gostei da idéia, penso ser uma oportunidade única para que nós seminaristas nos acostumemos a propagar pensamentos desvinculados de preceitos emolduradores e com responsabilidade sobre o dito e não-dito. Talvez uma oportunidade de mostrar aos alheios à realidade do STBSB que aqui, na intimidade acolhedora da colina, se pensa e faz pensar, não heresias insanas, mas discursos de liberdade e formação.

Sei que se não permitirem estaremos aqui, e permaneceremos, com nosso humilde e simplório "MIDRASH" virtual.


Thiago Barbosa

Um comentário:

  1. Meu Brother Thiago, frmz no Bonde! Aki eh Roger BeatJesus do Coletivo de Fanzines Sarau Comics Edition, puxa.. demorei.. 4 anos para encontrar esta materia e finalmente saber o nome que tem parentesco a arte em fanzine com a cultura Judaico-Cristao. Nao sabe o qto procurava, rs. Agora, vou pesquisar mais sobre MIDRaSH p entender melhor. Mto Obrigado! Me procure no Face qe ae tem envios uns zines do coletivo p ti. Forte AbrcO, paxxx.

    ResponderExcluir