A arte de pensar livremente

A arte de pensar livremente
Aqui somos pretensiosos escribas. Nesses pergaminhos virtuais jazem o sangue, o suor e as lágrimas dos que se propõem a pensar com autonomia. (TeHILAT HAKeMAH YIRe'aT YHWH) prov 9,10a

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Deus é deus para benefícios e malefícios

Realmente me incomoda o fato de assumir a autoridade de Deus. Não pelo simples fato de se assumir tal autoridade, mas pelo fato de que somos extremamente tendenciosos a assumir os fatos corriqueiros da vida como supremacia divina apenas quando tais fatos são benéficos a nosso respeito.
.
Se formos assumir a autoridade de Deus devemos assumi-la por completo, alías, lendo o livro de jó, parece que as vontades e permissões divinas perfazem bem mais as partes ruins do que boas, triste que alegres. Assim, Deus assume seus ares de autoridade tanto nas proposições agradáveis e suaves da vida tanto quanto as assume nas tristezas e angústias.
.
Assumir a autoridade divina sob nenhum aspecto é ignorar a autonomia humana quanto a suas atitudes, suas responsabilidades como seres emancipados que somos. Assim sendo, assumir a autoridade de Deus, ou "dos deuses" em nossa vida é assumir a possibilidade de que bem e mal podem ser vontade dos "senhores metafísicos". Para nós humanos resta apenas a possibilidade de sermos responsáveis por nossas vidas.
.
Assim, na riqueza ou na pobreza, na saúde ou na doença, nas confraternizações ou profundíssimos momentos de solidão, Deus ainda é soberano se assim o dissermos e assumirmos. Portanto prepare-se, se disseres ser Deus autoridade sobre sua vida, assuma que essa é uma afirmação tanto para bem quanto para mal.
.
Thiago Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário