A arte de pensar livremente

A arte de pensar livremente
Aqui somos pretensiosos escribas. Nesses pergaminhos virtuais jazem o sangue, o suor e as lágrimas dos que se propõem a pensar com autonomia. (TeHILAT HAKeMAH YIRe'aT YHWH) prov 9,10a

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Grandes Trechos

Alguns textos são realmente marcantes,ou talvez, despertam-nos a reflexão. É assim que muitos pensamentos ganham forma e desenvoltura nessas páginas virtuais. o que podemos fazer, nesse início de caminhada acadêmica é repensar o "já pensado" e, de forma ainda pueril, produzir algumas coisinhas-como diria um bom mineiro- de produção própria, de pensamento original. Nada muito impressionante, no entanto, nosso. Hoje li um belo parágrafo - como diria o Dr. Osvaldo - de tirar o fôlego, o meu fõlego. Ainda me impreciono, como uma criança que descobre o mundo aos poucos... Ei-lo:

"A sociedade é, por definição, o lugar onde a liberdade se organiza por si só, espontaneamente. Se ela ainda não o é na prática, é porque se encontra dividida pela luta de classes - que é, portanto, preciso levar a termo - ou, então, porque uma polícia e um exército ainda são necessários para defender a sociedade contra os perigos exteriores e contra os indivíduos associais."

(Patrice Canivez)

Jonathan

Nenhum comentário:

Postar um comentário