A arte de pensar livremente

A arte de pensar livremente
Aqui somos pretensiosos escribas. Nesses pergaminhos virtuais jazem o sangue, o suor e as lágrimas dos que se propõem a pensar com autonomia. (TeHILAT HAKeMAH YIRe'aT YHWH) prov 9,10a

sábado, 14 de agosto de 2010

teologia da prosperidade - Programa "A vida é uma caixinha de surpresas".

Algum tempo atrás questionei um dos professores do STBSB pelo motivo que a literatura teológica voltada para a pastoral era tão mal divulgada. A resposta foi que era a melhor divulgada.

Meu pensamento continuou, afinal não havia títulos - ao menos em quantidade considerável - junto às prateleiras direcionadas à teologia. Um dia, procurando com a vendedora, ela me mostrou uma enormidade de títulos, todos nas partes voltadas para AUTO-AJUDA.

Essa tem sido uma péssima constatação, o discurso pastoral tem sido voltado totalmente para a temática da AUTO-AJUDA. Talvez devéssemos repensar os discursos dos púlpitos, o discurso da prosperidade, o discurso do positivismo e demonização da dor, do sofrimento, da penúria. Talvez seja urgente voltarmos a atenção ao livro de Jó, e repensar as condutas de dor e sofrimento do povo que renasce nas necessidades existenciais mais profundas do povo latino-americano.

Para os teólogos da AUTO-AJUDA, resolvam o problema de Joseph Klimber, aí sim, poderemos dialogar.





Thiago Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário